terça-feira, 10 de junho de 2008

Os Boardsports e sua semelhança com o Wake. Segunda parte da matéria sobre as mulheres nos esportes de prancha, Revista Wakebrasil


Mari Martins em sua recente trip para a Costa Rica: Wakeboarder surfista, surfista snowboarder, snowboarder skatista. Foto: Marito

• Surfe: Nada mais justo que com começar com esse, que é o pai de todos os outros Boardsports, segundo Duke Kahanamoku ( surfista e nadador profissional responsável por tornar o surfe e sua terra natal, o Hawaii, conhecidos), o surf se baseia no ato de “cavalgar sobre as ondas do mar”. Mais calma lá... Estamos falando de Boardsports então comece a tirar o cavalinho da chuva por que o que você vai precisar é de uma prancha, uma boa remada e um drop certeiro. Segundo relatos a prática teve início com a chegada dos polinésios às ilhas do Hawaii, não se sabe ao certo quando e costumavam chamar a brincadeira de atravessar a rebentação de he´e Nalu ou “deslizar sobre as ondas”. O esporte se popularizou no Brasil na década de 50 e a cena do esporte atual no país é forte, mas se você pilhou para cair no mar o ideal é procurar escolinhas com profissionais especializados.

• Skate: E quando fica flat (Sem ondas)? E foi graças a essa pergunta e á necessidade que os surfistas sentiam de estar sob suas pranchas preferidas que na Califórnia, nos anos 60, tiveram a brilhante idéia de desmonstar um patins e juntar com um shape, criando assim o “protótipo” do nosso velho conhecido Skate. O que era uma brincadeira sem nenhuma pretensão, se tornou hoje um dos boardsports mais irados de que se tem notícias. Vert, street, downhill slide, speed. Free ride. Slalon são algumas das várias modalidades para quem tem o esporte como opção!



Eu! Bert Slide na praça do papa, Foto: Carlos Hauck

• Snowboard: Geralmente o visual é alucinante. Mal começa a descida e você já esta de cabeça feita com o que viu, do alto de uma montanha a visão do pico escolhido é na maioria das vezes compensador. Depois que se começa a descer então... A vontade é não parar... O esporte pode ainda ser praticado em pistas, e halfs e a escolha da prancha e da bota ideal vão variar com o seu nível e sua forma de praticar.

• Kitesurf: Bem parecido com o wakeboard mais ao invés de barco, o rider é puxado por pipas com câmaras de ar. Uma vez infladas, o ar não escapa, o que permite que sejam erguidas novamente toda vez que caíssem. A prancha é bem similar as de wakeboard e quem pratica garante que a sensação é indescritível.

Nenhum comentário: